4 Livros que me causaram ressaca literária
Olá bookaholics! Hoje, vamos falar da danada da ressaca literária... Isso mesmo, aquela sensação que dá depois de terminar determinada história. Parece que a vida não faz mais sentido e você fica processando o que acabou de ler, sem conseguir engatar com um novo livro.
Fiz uma listinha de alguns livros que me marcaram bastante. Histórias que me fizeram repensar na vida e têm um lugarzinho especial no meu coração de leitora.
1- Uma curva no tempo - Dani Atkins
Um grupo de amigos se preparam para uma nova fase: a faculdade. Por isso decidem se reunir para se despedir. Sabe aquela sensação de que tudo vai mudar? Em breve, cada um deles vai seguir seu caminho. O que eles não sabiam é que a mudança que iria ocorrer não era a que eles estavam prevendo... UM ACIDENTE. Naquela noite, acontece algo que muda a vida daqueles amigos.
Cinco anos depois, a vida de Rachel não podia estar pior. Ela tenta se recompor, mas desde aquela noite nada foi o mesmo. Ela continua tendo fortes dores de cabeça e o pior: carrega a culpa pela morte de seu melhor amigo.
Mas e se você ganhasse uma nova chance? É o que acontece com Rachel... Em um piscar de olhos, a vida dela vira um sonho, tudo milagrosamente se resolve.
Leia mais aqui
2- A menina que não sabia ler - John Harding
Florence e Giles, seu irmãozinho vivem em uma enorme mansão. Como perderam seus pais, quem os cria são os tios. E por algum motivo Florence é completamente proibida de ler.
Assim Flor passa os seus dias perambulando pela casa, sem ter muito o que fazer e inventando histórias. Até que um dia ela encontra a proibida biblioteca da casa e mergulha neste mundo.
Até aqui a história parece um pouco maçante. Mas a questão é que nada é como parece. Existem mistérios naquela mansão. E parece que ninguém acredita no que Florence diz. Mas por quê?
Este livro é narrado em primeira pessoa e essa é a grande chave! Sem mais, para não dar spoiler. O que posso adiantar é que o final é pertubador. E não é só um pouco não!
3- Quem é você, Alasca? - John Green
Este livro divide opiniões: você ama ou odeia.
Miles vai estudar em um cólegio interno em busca do Grande Talvez. É aquela história do adolescente à procura de grandes aventuras e mudanças em sua vida. E ele estava certo. No novo colégio, ele faz novas amizades, experimenta coisas que nunca tinha feito antes, comete burradas...
Aí tá a questão... Você começa a ler e como já está acostumada com o estilo do John Green acha que a história não terá um grande salto... Afinal, as reflexões que sempre costumam ser objetos de suas narrativas já estão presentes.
Mas como nada é do jeito que a gente pensa... A história dá um salto e acontece algo que ninguém previa. Afinal, quem é Alasca? Além disso, o livro nos traz uma reflexão sobre um assunto muito difícil de lidar e não só na adolescência, mas também na vida adulta.
4- Como eu era antes de você - JoJo Moyes
Todo mundo conhece a história ou pelo menos já ouviu falar. Eu li este livro quando ele ainda não tinha sido indicado para a adaptação cinematográfica. E adianto que li já sabendo o final e torcendo para ser mentira.
Louisa Clark é uma garota que ama rotinas Não tem planos para o futuro. Até que é despedida e precisa arranjar um novo emprego... E o único que consegue é o de cuidadora de Will, um tetraplégico arrogante e que não dá a mínima para ela.
O que eles não sabem, é que esta relação vão mudar a vida deles. Will tem muito o que ensinar para Louisa. Louisa faz de tudo para que Will fique feliz. Só que será que isto é suficiente?
Este livro trata de um tabu. O legal é que a autora constrói a história de modo que você começa a repensar os seus julgamentos. Será que a vida realmente é 8 ou 80?
Comente