Como eu era antes de você - Jojo Moyes



Título original: Me Before You
Editora: Intríseca
Número de páginas: 320
Definição em uma frase: Como Louise era antes de Will. E como nós, leitores, éramos e ficamos depois de Will.

Louisa Clark possui uma vida comum. Aprisionada na rotina, possui problemas como qualquer pessoa. Passa os seus dias trabalhando em uma lanchonete para ajudar com as despesas da casa dos pais, onde ela mora com a irmã mais nova que possui um garotinho e o avô com problema de saúde. E possui um relacionamento de 7 anos com o nada simpático Patrick.

A vida nada confortável de Lou, pelo menos é estável. Ou parecia ser. O café onde trabalha, fecha e ela se vê obrigada a procurar um novo emprego. Depois de algumas tentativas, é contratada por seis meses como cuidadora de um tetraplégico, Will Traynor, que viu a sua vida de executivo e aventureiro ser deixada para trás depois de um acidente.

Após esta breve apresentação, vocês devem estar pensando: Já sei! Eles se apaixonam um pelo outro e vivem felizes para sempre. Não! Nada disso. Mais um livro que trata de um assunto sério sem romantizá-lo, sem focar apenas no romance. A tetraplegia é muito bem abordada, não é apenas uma citação rasa como pano de fundo para o desenvolvimento de um enredo,

Em "Como eu era antes de você", somos apresentados a um homem mal humorado, que parece ter desistido da vida e que, em princípio, não liga para Lou. E aos poucos, percebemos que debaixo dessa máscara existe um ser humano (e acreditem: com um grande senso de humor) cansado de ser visto como o "coitadinho", que se esconde por se sentir mal ao ver que as pessoas estão desconfortáveis perto dele.

"E sabe o que? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços.Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim."

Aos poucos, Louise conquista a confiança de Will. E como é gostoso acompanhar este processo, toda paciência que ela dedica em entendê-lo! E, assim, nasce uma grande amizade, dá pra perceber que a relação ali não é de um empregado exercendo uma obrigação, há carinho e dedicação.

Bem, sabe aquele clichê de que a gente sempre tem algo a aprender e que todos tem algo a ensinar? Will dá uma nova perspectiva para Lou, no sentindo de fazê-la ver a vida de uma maneira diferente. E se, ao pegar este livro pra ler, eu tinha a visão engessada de que Louisa seria a personagem forte quem provocaria uma mudança em Will, eu substimei muito a capacidade da Jojo Moyes.

Este é um livo sobre amor, respeito e entender as escolhas do próximo. Não posso dizer muito sem soltar spoiler, mas digo que a autora te envolve tanto com o lado emocional, você torce tanto para que o casal fique junto e que o amor deles vença o mundo, que leva um choque de realidade ao ver que a vida não é um conto de fadas infantis.

Eu já estava de olho nesta história bem antes de resolver ler. Como enrolei um pouco, minha mãe acabou lendo primeiro. E chorou. Pensei: pronto, se, ela que é mais dura que eu, chorou, socorro! E o pior, ela soltou o final: acontece x. Sinceramente? Ao saber do desfecho sem conhecer a história, julguei rigorosamente e, ao ler, passei por um processo de negação (poxa, o final não era condizente haha) e ao atingir o desfecho: chorei, pensei, chorei. Lembro que era bem de noitinha e, sem exagero, perdi o sono refletindo e avaliando qual era a minha opinião sobre o assunto e quem era eu para tentar impor algo,

Em breve, teremos uma adaptação cinematográfica desta linda história, O que provavelmente renderá muitas lágrimas. Mas, brincadeiras à parte, espero que o filme traduza de verdade a beleza deste enredo e mais pessoas sejam levadas à reflexão!

2 comentários:

  1. Olá!

    Jojo Moyes foi muito feliz na escolha desse tema. Ela nos mostrou algo polêmico que quase ninguém fala, mas que está presente na vida de muitas pessoas! Mudou minha visão sobre algumas coisas, e com certeza ensina e passa uma mensagem para todos nós. É claro, você torce para os personagens superarem tudo e ficarem juntos, mas vemos que a vida não é assim. Parabéns pela resenha =)

    www.booksimpressions.blogspost.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa. Muito obrigada pela visita e pelo comentário :)
      Como não se apaixonar por esse livro, né? Mesmo que com lágrimas hehe.
      Vamos aguardar o filme para nos emocionar novamente,
      Beijos.

      Excluir