[Filme] DivertidaMente



Quem gosta de filmes de animação? õ/
Depois de muito ouvir a respeito deste filme, enfim tive um tempinho de assistir. (Sim, eu se que tô atrasada quase um ano)

DivertidaMente conta a história de Riley, uma garota de 11 anos que ama hockey e possui um ótimo relacionamento com seus pais e sua melhor amiga. Por ocasião de uma mudança no trabalho de seu pai, a família se vê obrigada a sair de Minnesota para San Francisco, o que representa um grande dilema para nossa personagem principal.

O diferencial deste filme é a forma como as emoções humanas são tratadas e, talvez, por este motivos tantos argumentem que a história não é infantil. Na mente de Riley encontramos cinco emoções (na ordem da figura acima), que trabalham em uma torre de controle, com um painel à disposição:
- Nojinho: protege o envenenamento, seja físico quanto social;
- Raiva: demonstra insatisfação
- Alegria: é a lider, esforça-se para que tudo fique sob controle.
- Medo: protege de potenciais perigos;
- Tristeza: é o sentimento incompreendido, é visto como o ser que atrapalha e que, portanto, deve ser mantido à distância.

As emoções geram memórias, pequenos globos que levam a cor do sentimento envolvido naquela situação. Cada memória é armazenada e há uma logística para aquelas de longo-prazo e para as de curto-prazo, inclusive para aquelas músicas chicletes de comercial. Há ainda as memórias bases que formam as ilhas de personalidade, ou seja, moldam o que Riley é, quais os seus princípios e prioridades, são elas: família, amizade, honestidade, bobeira e hóquei.

O climáx do filme é uma pequena pane que faz com que duas emoções se percam na mente de Riley, a alegria e a tristeza. O grande desafio do filme é descobrir qual caminho percorrer para retornar à torre de controle e impedir que algo muito ruim aconteça. Será que Medo, Nojinho e Raiva conseguem comandar uma mente? 

Bem, é isso. É encantador a maneira realista como o filme trata das emoções. Com cores vibrantes, somos levados a uma grande aventura. A todo tempo, você se pergunta o que tal ação da emoção irá ocasionar a Riley. Somos apresentados a outras áreas da mente como onde os sonhos são produzidos, o local onde é armazenado memórias esquecidas, sempre torcendo para que Tristeza e Alegria encontrem o caminho correto.

Além disso, percebemos o quão importante é que as emoções trabalhem juntas e que a Tristeza, personagem tão subestimado, desempenha função essencial. Cabe a reflexão: se eu fosse uma emoção, qual seria?

P.S.: Torcendo para que a animação ganhe uma sequência!

Nenhum comentário