O teorema Katherine - John Green
"Colin conhece Katherine. Katherine gosta de Colin. Colin e Katherine namoram. Katherine termina com Colin. É sempre assim.
Após seu mais recente e traumático pé na bunda, o Colin que só namorava Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e em PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, com pura matemática, o desfecho de qualquer relacionamento.
Uma descoberta que vai entrar para a história, elevando Colin Singleton diretamente ao posto de gênio da humanidade. E também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera." (Trecho transcrito da obra "O teorema Katherine").
Título original: An abundance of Katherines
Editora: IntrísecaNº de páginas: 302
Este é um daqueles típicos enredos do Tio Green. Se você já leu algum livro dele, sabe que há certas características que se repetem: garoto nerd, a busca por algo meio indefinido, uma grande lição por trás de tudo isto e bastante humor.
Neste caso, temos a história do peculiar Colin que possui uma inteligência acima da média e, apesar de ter grande facilidade para aprender, não vê muito sentido nisto. É como se ele acumulasse conhecimentos, mas não encontrasse maneiras de aplicá-lo. Desde pequeno é treinado pelos melhores professores, ganhou vários prêmios, mas apenas os adultos consideram isto espetacular, ele quer algo a mais: uma grande invenção que o torne mundialmente reconhecido.
Outra pecularidade de Colin é uma coincidência da vida: ele já namorou 19 K-A-T-H-E-R-I-N-E-S e todas terminaram com ele. Como esse dado, ele resolve criar uma fórmula, de modo que seja possível, representar matematicamente qualquer relacionamento, inclusive a probabilidade de término e, assim, passar do status de prodígio para gênio.
Mas, será que a vida pode simplesmeste ser representada por uma constante? Seria os acontecimentos pertencentes às ciências exatas? Nesta viagem com o melhor amigo, Colin descobre que talvez a vida reserve grandes surpresas.
É um livro extremamente divertido, recheado de notas de rodapé com termos em grego, curiosidades. Talvez seja um dos mais infanto-juvenis do Tio Green porque não há grande probabilidade da história realmente acontencer, pertence a um universo de imaginação. Não sei vocês, mas gosto de ler algo assim de vez em quando.
Obs.: A pergunta que não quer se calar é se se a matemátioa influencia no entendimento do livro? Pode ficar tranquilo que não, eu que sou das humanas consegui entender haha. E se você for fã desta ciência, o Tio Green disponibilizou um apêndice explicando a tal fórmula.
Comente