Extraordinário - R.J. Palácio



“Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga desta forma.” Auggie Pullman










            O que você faria se deparasse com um garotinho diferente, com um rosto bastante incomum? August Pullman possui uma rara síndrome genética que causa deformidade facial, o que fez com que ele passasse por inúmeras cirurgias.

 As intervenções médicas constantes dificultou que Auggie frequentasse à escola, então sua mãe o alfabetizou em casa. Porém, agora que seu quadro encontra-se estabilizado, sem previsão de cirurgias, August terá que enfrentar o desafio de entrar para um colégio de verdade e lidar com o preconceito de seus colegas e respectivos pais.

 A narrativa é dividida em partes de forma que seja apresentada a visão de outros personagens, além da do próprio garotinho extraordinário: a da sua irmã Via e seu namorado, de colegas do colégio e de uma amiga da família.

         O livro é extremamente sensível, R. J. Palácio capta a sinceridade e inocência das crianças, além da capacidade de ser cruel quando quer e a influência da educação dada pelos pais nas atitudes praticadas.

          Algo marcante é que em muitas passagens as crianças são mais maduras e conseguem lidar com as diferenças melhor do que os adultos. August possui um senso de humor e aceitação invejáveis e Summer, uma de suas amigas, chega a chamar a atenção da mãe quanto à maneira de recepcionar Auggie.

           Confesso que não esperava muito deste livro. Meu irmão quem estava louco para ler. Só que como eu estava de férias e com insônia, resolvi dar uma chance para o livro. E foi aí que não dormi mesmo, empolgada com a história!

           Não é de se estranhar que a história tenha continuidade em outros livros, como um dedicado ao personagem Julian e o 365 dias Extraordinário que indica  preceitos diários para seguirmos, conforme Auggie aprende com o professor de inglês, o que rende lindas lições durante a leitura

            Extraordinário é um daqueles livros que a gente guarda no coração, sabe? Linguagem simples, capítulos curtos, porém com um enredo tocante e encantador! 



Nenhum comentário